Por que as crianças fazem xixi na cama?

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

É muito comum as crianças fazerem xixi na cama e o seu controle é um dos maiores marcos durante o processo de desenvolvimento infantil. Embora geralmente seja alcançado entre os dois e quatro anos de idade, cada criança tem seu próprio ritmo, e esse processo pode ser alongado de forma variável dependendo do caso.

|+ Saiba como conseguir bolsas de estudo com o Melhor Escola

Contudo, quando a idade comumente estabelecida é ultrapassada, podemos estar diante de um problema que requer intervenção médica ou psicológica. Decidimos reunir algumas informações importantes para discutirmos o porquê as crianças fazem xixi na cama.

Existe algum problema quando as crianças fazem xixi na cama?

Vamos entender com mais detalhes. O fenômeno designado quando as crianças fazem xixi na cama é chamado de enurese e pode ser de vários tipos:

• Se a criança nunca tiver conseguido controlar a bexiga, estamos diante de uma enurese primária;
  • Por outro lado, se ela já tiver sido capaz de reter urina adequadamente por pelo menos seis meses e repentinamente perder essa capacidade, falamos de enurese secundária;
  • Além disso, dependendo da hora do dia em que ocorre perda de urina, existe a possibilidade da criança apresentar uma enurese diurna, noturna ou mista.

Quais as causas que levam uma criança a fazer xixi na cama?

A enurese pode resultar da combinação de vários fatores, sendo os mais comuns uma tendência para algumas crianças terem poliúria noturna, ou seja, urinarem mais durante a noite. Porém, o mais importante é, sem dúvida, o fato de haver crianças com sono excessivamente profundo que não acordam quando têm a sensação de bexiga cheia.

Veja também:
10 brincadeiras de adivinhar para as crianças

O famoso "fazer xixi na cama", é um problema comum em crianças, e geralmente é uma condição passageira que tende a se resolver com o tempo. Existem diversas razões pelas quais as crianças podem apresentar enurese noturna, incluindo:

Desenvolvimento do controle da bexiga

O controle adequado da bexiga durante o sono é um processo que pode levar mais tempo para se desenvolver em algumas crianças. O sistema nervoso responsável por sinalizar a necessidade de urinar pode ainda não estar totalmente amadurecido.

Produção excessiva de urina durante a noite

Algumas crianças produzem mais urina durante a noite do que a capacidade de suas bexigas. Isso pode ser causado por vários fatores, como a ingestão de líquidos antes de dormir ou desequilíbrios hormonais.

Hereditariedade

A enurese noturna pode ter uma predisposição genética. Se um dos pais teve o mesmo problema quando criança, há uma maior chance de que a criança também desenvolva enurese.

Fatores emocionais e estresse

Situações estressantes ou emocionalmente desafiadoras, como mudanças na rotina, conflitos familiares, ansiedade ou medos, podem desencadear episódios de enurese noturna em algumas crianças.

Problemas médicos

Em alguns casos, a enurese noturna pode estar relacionada a problemas médicos subjacentes, como infecções urinárias, anomalias na estrutura do trato urinário, diabetes ou distúrbios do sono.

É importante ressaltar que a enurese noturna não é culpa da criança e não deve ser motivo de vergonha ou punição.

O apoio dos pais e profissionais de saúde é fundamental para ajudar a criança a lidar com o problema. Se o problema persistir e causar desconforto significativo, é recomendado buscar orientação médica para uma avaliação mais detalhada e possíveis tratamentos.

Veja também:
Biblioteca infantil: veja 6 dicas de como montar em casa

Algumas dicas que podem evitar que as crianças façam xixi na cama

• Reduza o consumo de líquidos antes de dormir: Evite que a criança beba grandes quantidades de líquidos, especialmente aqueles com efeito diurético, antes de dormir. Estabeleça um horário para limitar a ingestão de líquidos algumas horas antes de deitar.
  • Estabeleça uma rotina regular de ida ao banheiro: Incentive a criança a ir ao banheiro antes de dormir e, se possível, faça com que ela faça uma segunda visita ao banheiro durante a noite. Estabelecer uma rotina regular de ida ao banheiro pode ajudar a esvaziar a bexiga antes de dormir.
  • Crie um ambiente tranquilo e relaxante antes de dormir: Estabeleça uma rotina de sono consistente, com atividades relaxantes antes de dormir. Evite estimulantes, como alimentos ou bebidas com cafeína, televisão ou videogames antes de dormir.
  • Ofereça incentivos e recompensas: Crie um sistema de recompensas para incentivar a criança a ter noites secas. Pode ser um sistema de adesivos ou uma pequena recompensa a cada noite sem acidentes.

E então, gostou desse conteúdo? Compartilhe com outros pais, professores e educadores que tenham interesse em conhecer mais sobre a enurese noturna e o por que as crianças fazem xixi na cama. Não deixe de conferir outros conteúdos do nosso blog.